Dezembro : festejamos o Natal que nos lembra a história de um menino que nasceu como muitas das nossas crianças nascem : à margem da sociedade. Nasceu , dizem alguns, numa gruta , outros nos narram que foi num estábulo.
Esse menino que veio revolucionar o mundo chegou já sendo ameaçado de morte por Herodes e suas primeiras visitas foram de pessoas desconhecidas : os Reis Magos.
José, o Carpinteiro ou José de Nazaré o adotou. Não denunciou sua angústia e não condenou sua esposa Maria ao sabê-la grávida pois naquela época seria lapidada (apedrejada). Homem digno, humano e justo, aceitou a realidade, mesmo sabendo que não era o pai.
Vamos imaginar a situação na atualidade—o marido descobre sua esposa grávida e ele não é o pai biológico. Será que aceitaria a explicação dada? Quanto mistério e quanta doação.
José fez tudo pela sua família, tal qual os pais fazem, tutelou o filho que com ele trabalhava na oficina de carpintaria. Foi escolhido para ser pai adotivo. Assumiu seu papel de pai. Por isso é homenageado anualmente no dia 19 de março, “Dia de São José”, o padroeiro da família.
Jesus ,filho adotivo como muitos o são. Foi aceito pelo pai que faleceu antes de vê-lo iniciar suas pregações.
Hoje, os filhos adotivos são conhecedores de sua origem e me pergunto: como será que ELE soube da sua história? Como entendeu sua origem?
Vamos desejar que este MENINO ADOTIVO habite nosso coração e abra os olhos da humanidade para o amor, fé e esperança e nos ajude na construção de um mundo novo. Que ELE traga luz, paz, justiça trabalho e saúde para todos. Que ilumine o coração de nossos dirigentes para termos um novo ano sem tantas agruras.
Natal—tempo de reunir a família graças a este menino adotado. Neste NATAL, adote a ideia de adotar a si mesmo, sua família e seus amigos. Se dê de presente a PAZ e a tranquilidade, o amor, a solidariedade e certamente se sentirá leve e contente. Faça alguém feliz! Alegre-se! Você venceu mais um ano ! Troque a pilha do seu coração para enfrentar o NOVO ANO com entusiasmo, fé e confiança.
Natal, tempo de nos lembrarmos das pessoas e trocarmos presentes. Qual o melhor presente? O amor, a solidariedade e a amizade. Você é um presente na vida de alguém? Seja !!!
Natal é o dia do grande nascimento. Nascimento de Cristo, nascimento de nossa história, das tradições de nossas casas e principalmente de sermos o melhor presente para todos.
Vamos aproveitar esta época do “verde e vermelho” para voltar a ser criança, ler nas entrelinhas os sentimentos que saem dos corações das pessoas.
Dezembro—mês adotivo. Nos adotemos. Adotemos a família. Adotemos amigos. Adotemos o Universo! Feliz Dezembro ! Feliz Natal !!!