Motivação Para a Adoção (Hália Pauliv de Souza)

Compartilhe com seus amigos


Motivação é o  que nos leva em direção de uma ação, neste caso para o ato de adotar um filho.  É um estado mental que pode estar baseado num estado emocional ou racional, consciente ou mesmo impulsivo, uma necessidade de realização, de desejo de estabelecer afetos, de amar e ser amado.

É uma espécie de força que nos impulsiona em direção a um desejo, uma conquista. É o que nos leva para iniciar ou construir um projeto. É algo que vem de dentro do nosso ser, uma ideia que nos dirige a uma conquista em qualquer campo de nossa vida. É um movimento, uma força que nos direciona para um objetivo

A adoção ´é um processo que se inicia ao pensar em se ter um filho com uma filiação diferente da gestacional, onde o amadurecimento deste desejo, da maternagem e paternagem terão que ser muito sólidas.

Se a motivação para a adoção vem de casais será importante observar que cada indivíduo  terá seu desejo e sua forma pessoal de sentir a força motriz que o levará para esta ação. Cada pessoa é motivada de forma diferente no  seu momento de vida e sua visão de como será o futuro. É um projeto comum porém com dois seres individuais.

Será importante analisarmos  a construção desta motivação. Desde quando tenho este desejo e levado  por qual motivo? Onde desejo chegar? É um motivo permanente ou passageiro? Impulsivo?

É um objetivo? É uma meta? Um desejo consciente? Por que desejamos isso? É um sonho? Uma fantasia? Um projeto pessoal ou em duplas (casais) ? Qual é a realidade de nosso desejo? Esse desejo persiste ? Há obstáculos ?

Nem sempre será fácil manter sua motivação num mesmo ritmo. Passamos por dúvidas, sentimentos diversos, medos, insegurança, opiniões alheias  e os envolvidos poderão se sentirem desmotivados. O importante será ter fé e acreditar que seu projeto se realizará.

O sucesso deste projeto dependerá da determinação, persistência, foco, incentivo e necessidade. O importante é ter objetivos claros, planejar, conviver com pessoas que compartilham seu interesse: família toda. Tudo claro e possível, sem ansiedade, com confiança utilizando seus recurso  emocionais.

A motivação poderá ser interna, isto é, por vontade própria, pelo seu desejo pessoal, ou externa, extrínsica, quando surge por um fator que nos ajuda tomar decisões para construirmos um projeto. Seja qual for a origem desta motivação deveremos ter os objetivos muito claros e conscientes.

Importante é listar seus  motivos, desenvolver habilidades para sua  realização, cuidar de sua saúde, investir na qualidade de vida, cultivar valores pessoais, observar onde e como vive. Lembrar que um motivação não é algo fixo pode mudar com o tempo dependendo de seu estilo, momento  de vida ou realidade atual.

A motivação que nos leva a uma adoção de um ou mais filhos terá que ser bem pensada levando em conta o momento em que se vive. Momento emocional, físico, econômico, familiar, entendendo seus limites e preconceitos.

Todos temos que ter consciência clara para sabermos onde queremos chegar e porque. Temos que ter clareza  nas oportunidades e não estacionarmos, ter vontade ,acreditar e acontecer se for possível.

Boa sorte !

 



Compartilhe com seus amigos