Quem será que achou que este termo seria adequado para designar a família adotiva? Não gosto. Nunca gostei. Sou mãe adotiva. Não sou mãe substituta!
Hum……está na Lei……pois é !
O que é substituir ? É ficar no lugar do outro por uma circunstância. É temporário. É alguém que ocupará o lugar do outro que está se ausentando, é uma função por um período. Poderá ser por um horário, semana até meses, mas nada definitivo.
É assim que entendo e portanto não sou membro de uma família substituta. Sou mãe sempre. Sou mãe 24 horas por dia. Sou mãe por anos. Sou mãe até hoje com filhas adultas, profissionais e também mães.
Ninguém me substituiu nas noites que tiveram insônia, febre, internamento hospitalar. Ninguém me substituiu para dar banho, vestir , ensinar andar de bicicleta, para levá-las para escola, ajudar nas tarefas escolares , levar nos aniversários dos amiguinhos.
Ninguém me substituiu quando enfrentaram vestibular , quando subi no altar no seu matrimônio. A mãe substituta …..arf……estava junto na maternidade e me tornei avó. Será que sou avó substituta…..noooossssa…..!!! Não havia pensado nisso.
Nós , mães adotivas, que escolhemos a maternidade com força total, que assumimos e estamos sempre presentes em todos os momentos, seja de alegria ou tristeza, dores, medos, apoiando, dando limites, passando valores de vida, somos apenas mães. Não estamos ali substituindo a “mulher gestante” que não quis ou não pode ficar com o filho. Estamos presentes na vida do filho de corpo e alma , sentimentos de afeto, acolhimento e aceitação.
Não temos um “ filho substituto”. Temos um filho que não tem o nosso sangue. Aí está outra bobagem…..o sangue…..marido e esposa não tem o mesmo sangue e ninguém questiona ……rsrsrs…….,mas se incomodam com o sangue do filho.
O que é isso? Falta de assunto ? Falta de respeito? Preconceito? Até inveja…” vocês são corajosos…”,ou aquela comparação com o tipo físico dos pais e da criança. Sim a família “substituta” assume seu desejo, com fé, coragem , enfrentamento e constrói uma família desejada. Família pensada, enfrentando tudo que precisa, seja a documentação e tudo que a Lei deseja e com razão.
Família substituta se prepara para ser família . Faz curso preparatório, assistem palestras, fazem leituras,tudo para apenas substituir? Não mesmo !
NOTA—tudo isso vale também para o “ pai substituto”