Minha família é formada pela via adotiva e já me disseram que ela é uma família de mentira. Entre os muitos preconceitos sofridos, este é novo e me fez pensar : o que é uma família de verdade?
Família de verdade deve ser aquela onde existe vínculos de cumplicidade, de amor, de harmonia, de bem-querer, de respeito.
Família de verdade é aquela onde um deseja saber se o outro está bem, se precisa de algo, se está feliz. Onde um se preocupa com o próximo, onde procuram se reunir, rir juntos e chorar também ,se isso for preciso.
Família de verdade não precisa ter o mesmo sangue. O que adianta ter a mesma genética e não se entenderem? Não se respeitarem? Não se ajudarem?
Família de verdade tem saúde mental, união, companheirismo !
A minha família de mentira ( adotiva) é engraçada: nos reunimos sempre, viajamos juntos, nos vemos praticamente todos os dias. Nos entendemos , somos aliados, cumplices e não temos nada de biológico. Somos um grupo animado, adultos e crianças se curtindo sempre.
Existem muitas famílias chamadas “de verdade” ( por terem o mesmo DNA) mas não tem o DNA da alma .Ter o DNA da alma é se amarem em todos os momentos. Se perdoarem se houver necessidade, se ajudarem se faltar algo, se apoiarem e contarem uns com os outros.
Família de mentira( mesmo com o mesmo DNA ) é aquela em que um não sabe onde o outro está, a que horas chega em casa, não se respeitam ,não se apoiam. Na família de mentira o diálogo verdadeiro é substituído pelas mensagens via celular, onde ver as postagens são mais importantes do que quem está ao seu lado. Simplesmente vivem sob o mesmo teto, quando vivem!
Na família de mentira os idosos, que estão no final da vida, não recebem atenção carinhosa. As pessoas desejam ser amadas em qualquer idade e devemos amar enquanto temos chance de expressar sentimentos. Um corpo gelado não precisa de visitas.
Na família de verdade as pessoas se olham nos olhos, aproveitam a vida enquanto vivem e usam os braços para abraçar. É bem termos um ombro onde encostarmos a cabeça e termos corações unidos.
Família de verdade continua alimentando o afeto, aceitando o outro, sendo amigo e praticando o bem.
Há famílias de verdade que são “ verdadeiras famílias de mentira” onde predomina a negligência ,os maus tratos com os filhos ,sem união e bem querer. Apenas escrevem o mesmo sobrenome porque assim está no seu registro civil. O registro emocional não existe.
Mas… se for uma família adotiva… ahn… é família de mentira. No entanto é uma família bem verdadeira onde os pais “desejam” serem pais, enfrentam a preparação de documentos para adotar, enfrentam os trâmites legais e esperam ansiosamente a chegada dos filhos. Filhos estes que não são parecidos com os pais, seja na cor da pele, conformação óssea e tipo sanguíneo.
Interessante que “ pegam” o jeito, ficam parecidos…
A família adotiva aceita “gerar” filhos crescidos, alguns com dificuldades de saúde e lutam para que a harmonia aconteça, sempre com muito empenho e dedicação.
Vemos filhos que passaram pelo processo adotivo, saíram de uma mal feita família de verdade e entraram na família de mentira e são pessoas dignas, esforçadas e amadas.
Sou muito feliz com minha família de mentira!