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Numa pesquisa que realizei junto aos pais que adotaram uma criança maior e que foi publicada no “Adoção: exercício da fertilidade afetiva”, Paulinas, 2008, pág 60, e por acreditar estar atual, repasso.
1-Dificuldades percebidas nas crianças:
- Consciência e memória do passado;
- Marcas evidentes da vida já vivida;
- Provocação para testagem – “Vou voltar para o abrigo” ou ”Você não é minha mãe”.
- Possibilidade de ter sido devolvida;
- Agitação, nervosismo;
- Indefesa;
- Vulnerável;
- Instabilidade emocional;
- Rupturas afetivas;
- Grande carência;
- Dor por não estar na família de origem;
- Sentir-se rejeitado;
- Dificuldade de adaptação escolar;
- Vocabulário fraco e errôneo;
- Solidão e isolamento;
- Não tem apego a pessoas e seus pertences;
2-Sobre o passado da criança:
- Frustração e revolta;
- Traumas e medo;
- Desconhecimento de afeto não amou e não foi amado;
- Baixa autoestima;
- Perda da infância na Instituição;
- Falta de estímulos educativos;
- Passado triste não impede nova adaptação;
3-Nos primeiros contatos percebe-se:
- Carência afetiva;
- Frustração pelo abandono;
- Insegurança e ansiedade;
- Diferentes hábitos e valores;
- Não sabe o que é família (pois nunca teve família real );
- Esforço para agradar;
- Esforço para se identificar;
- Não sabe como reagir aos estímulos positivos;
- Gestual de defesa;
- Sentimento de menor valia;
- Baixa autoestima;
- Necessidade de maternagem (colo…);
- Conservação dos hábitos do abrigo;
- Esforço e desejo de integração;
4-Reação da família extensa (avós, tios, primos)
- Preocupação com os pais da criança;
- Vê o filho adotivo como um intruso;
- Vocês são corajosos!;
- Medo da saúde: “é doente?”;
- Será que tem “boa cabeça?”;
- Preocupação com a herança da família adotante (bens materiais);
- Espanto pela adoção de “criança tão grande!”;
- Naturalidade;
- Aceitação total;
- “Apaixonamento posterior”;
- Desejo de ajudar na integração;
- Esquecimento que a criança foi adotada (aceitação);
5-Emoções da criança em relação ao abrigo:
- Saudade das pessoas da instituição;
- Manifesta desejo de retornar à instituição (para provocar);
- Desejo de rever os amiguinhos;
- Sente receio de voltar para a Instituição;
6-Em relação ao passado quando a criança comenta alguns fatos, os pais devem:
- Ouvir atentamente, deixar falar;
- Dar suporte emocional;
- Demonstrar compreensão e afeto;
7-Necessidade da ajuda de um psicólogo:
- Depende de cada criança;
- Depende da idade e da vida pregressa;
- Sim – pais não sabem interpretar os sinais apresentados pelo filho;
- Sim – para ajudar a criança e os pais;
- Sim: para melhor entender o filho;
- Sim – para ajudar enfrentar preconceito;
8-Papel dos pais:
- Cativar e conquistar;
- Estar disponível afetiva, emocional e temporalmente;
- Demonstrar aceitação;
- Se esforçar para compreender o filho;
- Ajudar na reconstrução de sua vida;
- Não demonstrar estresse;
- Evitar tensões;
- Controlar a ansiedade e insegurança pessoal;
- Ter serenidade;
- Mostrar, aos poucos, as regras da casa;
- Pensar no que e como fala;
- Trocar a importância da genética pelo amor;
- Respeitar as reações da criança;
- Lembrar que a criança já tem sua personalidade;
- Relacionamento se constrói na convivência diária;
- Não passar problemas pessoais para o filho;
- Não se preocupar com a aparência (não correr para o “cabeleireiro”);
- Aceitar as particularidades do filho;
- Dar limites claros e aos poucos;
- Ser paciente;
- Prestar atenção no histórico do filho;
- Lembrar que, por debaixo de uma aparência insegura existe o desejo da criança de ser apreciada e amada;
9-Mudanças que ocorrem nas crianças com a convivência familiar:
- Eleva a autoestima;
- Desejo de mudar sua biografia;
- Inaugura um novo nascimento;
- Melhora no vocabulário geral;
- Melhora a saúde física e mental;
- Resgate da capacidade de amar;
- Capacidade afetiva reestruturada (confia,demonstra sentimentos);
- Exercita novos direitos;
- Gratidão;
- Aprendem a escolher e pedir;
- Aprendem a se vestir com bom gosto;
- Melhora o humor;
- Aumenta o peso;
- Demonstra medo de voltar para a Instituição;
- Melhora o aspecto físico;
- Assimila os comportamentos da família;
- Integração no seio familiar;
- O amor cicatriza feridas…
- Olhos brilham…
- Sorriem mais…
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