Encontros de Adoção

Compartilhe com seus amigos


O Movimento Nacional em prol da adoção de crianças e adolescentes acontecem há muitos anos. É formado por grupos de pessoas que vivem a adoção sejam pais pela via adotiva, filhos que passaram pelo processo adotivo ,  Psicólogos, Assistentes Sociais e Magistrados.

Essas reuniões ou encontros acontecem por regiões e também há o Encontro Nacional Anual. Servem para trocas de informações, reflexões  e as palestras fazem com que os conhecimentos sobre o tema se reciclem e atualizem. Além de falas especiais ocorrem depoimentos das pessoas que são pais afetivos que, com seus depoimentos, nos mostram os desafios que passaram nessa adoção, como as superaram, bem como as alegrias de terem formado suas famílias por este caminho.

No Brasil temos os GRUPOS de APOIO às ADOÇÕES e são denominados por GAAs. Estes GAAs podem ser vistos no site da ANGAAD que é o representante oficial dos grupos ,ASSOCIAÇÂO NACIONAL e coordenado por uma diretoria eleita com representatividade de 2 anos.(www.angaad.or.br)

As encontros nacionais anuais  recebem o nome de ENAPAS .Os ENAPAs acontecem desde 1996 ,ainda movidos pela grande força de Fernando Freire, que tanto lutava pela causa. É um lugar onde se discutem diversos temas, experiências e fortalece as alianças entre os GAAs.

ENAPA significa encontro, amizades, esclarecimentos e conversas com as pessoas que já adotaram seus filhos e convidados que contribuem com ricas informações. Há grandes trocas de experiências e atualização das leis que regem o Instituto da Adoção.

Para que os novos frequentadores entendam a caminhada dos Encontros listamos:

I-1996-Rio Claro-SP

II-1997-Itapetininga-SP

III-1998-Florianópolis-SC

IV-1999-Natal-RN

V-2000-Rio de Janeiro-RJ

VI-2001-Curitiba-PR

VII-2002-Mogi das Cruzes-SP

VIII-2003-Itajai-SC

IX-2004-Belo Horizonte – MG

X-2005-Goiânia-GO

XI-2006-Niteroi-RJ

XII- 2007-Belém-PA

XIII-2008-Recife _ PE

IX-2009-São Paulo-SP



Compartilhe com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *