Dia Nacional da Adoção: 25 de maio

Compartilhe com seus amigos


Maio: mês muito festejado.

Maio é um mês muito festejado ,com datas comemorativas diversas. O nome “Maio” vem do latim “Maius”,mês dedicado à deusa Maia ,filha de Atlas e mãe de Mercúrio.

Maio é mês  que se comemora o Dia das Mães e o Dia Nacional da Adoção. Mês de Maria, mãe de Jesus.

Antigamente era conhecido como o “mês das noivas”. Este costume está em desuso no hemisfério sul. Originou-se no hemisfério norte por ser Maio o mês do auge da primavera com clima gostoso e flores em abundância. Outra  justificativa deste tradição  é talvez por ser a cerimônia tradicional do casamento instituída nesta época do ano (1534-1539).

A comemoração pelo “Dia das Mães “ teve início nos Estados Unidos por volta de 1905 quando Anna Jarvis perdeu sua mãe ,se deprimiu e suas amigas resolveram perpetuar memória dela com homenagens. Anna achou que a festa deveria ser estendida para todas as mães.

O evento notabilizou-se em 19 de maio de 1907 e firmou-se  que seria no segundo domingo desse mês desde 1914. A primeira comemoração no Brasil aconteceu no dia 12 de maio de 1918 em Porto Alegre e ,em 1932, Getúlio Vargas oficializou a data.

A comemoração mais antiga vem da Grécia que festejavam Rhea, a Mãe dos Deuses.

O DIA NACIONAL DA ADOÇÂO é comemorado no dia 25 de maio de cada ano .Esta data foi escolhida por ter nela acontecido o Primeiro  Encontro Nacional de Adoção, hoje denominado de ENAPA. Foi em 1996 na cidade paulista de Rio Claro e transformada em Lei (Lei 10.447 ,de 09 de maio de 2002),institui o dia 25 de maio de cada ano como sendo o “ Dia Nacional da Adoção”.)

Anualmente os GAAs (Grupos de Apoio às Adoções) realizam o ENAPA para que ,além do “ encontro” de seus membros ,se discutam as novidades nas Leis da Adoção e outros temas ligados à infância e adolescência no seu direito de viver em família.

A sede dos ENAPAs variam pelas regiões brasileiras a fim de que todos os Estados possam ,um dia, sediar este grandioso evento que já está na 23ª.edição.(Bonito-MS-2018)

Maio também é a época que se comemora o “ Mês de Maria”. Surgiu na Grécia, mês dedicado à Artemisa ,deusa da fecundidade e em Roma dedicavam à Flora ,deusa da vegetação. A Igreja católica realiza atos diversos para homenagear Maria.

Observamos que o Mês de Maria tem tudo a ver com o Mês da adoção. Maria é Mae, Artemisa representa a fecundidade e a adoção é a fecundidade afetiva e emocional.

Cada GAA comemora de uma forma a data nacional. Alguns realizam caminhadas, outros eventos diversos como o objetivo de divulgar a ADOÇÂO e com isso despertar nas pessoas a possibilidade de realizar uma adoção.



Compartilhe com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *