Texto de Celso Roberto Correia-pai adotivo e militante da causa da adoção.

Compartilhe com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


A origem do dia dos Pais…

O dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao dia das mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma, criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha veterana da guerra civil,ao ouvir um sermão dedicado as mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai,que viu sua esposa falecer ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar as dificuldades sem ajuda de ninguém.

O primeiro dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho aniversário de pai de Sonora.

A  rosa foi escolhida como simbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

Aqui no Brasil teve inicio as comemorações no dia 14 agosto de 1953, dia de São Joaquim considerado patriarca da família, desde então oficializou-se  a homenagear os pais no segundo domingo de agosto.

Pai

É se tornar acima de tudo um amigo de todas as horas, é estar sempre próximo, acessível e buscando estar presente na vida do filho. Ser pai é quando seu filho chega para você e fala pai quero conversar, e você larga tudo o que está fazendo e dá ouvidos a ele, pois este momento é muito importante para união de pais e filhos: saber ouvir. Um pai presente é como a luz que guia o peregrino durante sua longa jornada, ajuda a escolher o melhor caminho, oferece o conforto e calor, dá abrigo e segurança. Pai é uma missão divina, que nos coloca próximos do criador, pois assim como o ser supremo nos guia, o pai deve ser o farol na vida dos filhos encaminhando-os no trilhar dessa existência.

Ser pai é não esperar recompensas, mas ficar feliz quando os filhos chegam, seja consanguíneo ou pela via da adoção. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância coadjuvante, deixado muitas vezes para depois. Ter coragem de ir adiante e viver as fraquezas que depois corrigirá nos filhos, fazendo-se forte em nome deles e de tudo o que terá que viver para compreender e enfrentar.

Ser pai é aprender a ser contestado mesmo no auge da lucidez, é saber esperar, é saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo.

Pai é aguentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam andar sozinhos trilhando seus próprios caminhos. É saber falar não quando for preciso, jamais transferir aos filhos o que a alma nos corrói ou nossas imperfeiçoes .

Pai é ser bom  sem ser fraco. Ser pai é aprender a ser ultrapassado mesmo lutando para se renovar. É aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão, mas ir as lágrimas quando chegam.

É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amigo na idade adulta .

Pai é saber brincar, é rolar no chão é vibrar com suas realizações.

Ser pai é também saber lidar com raiva, muita vezes a incompreensão, revoltas, desilusões e tudo responder com capacidade de prosseguir sem ofender.

Pai é ser super-herói, é conversa na ponta da mesa, é contar histórias na ponta da cama, é dar conselhos a toda hora, um ombro amigo para toda vida, é dizer  ao seu filho que um sonho nunca acaba. Pai é gol de virada, é sorriso e alegria na sua chegada, é quem muda o mundo para ver o filho feliz.

Sempre sonhei em ser pai, mas o que eu não sabia é que se pode acordar um dia e descobrir que já é pai,

Ser pai é amar um filho que não foi gerado por você, mas que Deus preparou para você.

Ser pai é colher a vitória exatamente quando percebe que o filho a quem ajudou a crescer já não necessita mais de você para seguir sua caminhada.

Dedico a todos os pais, pais solteiros, mães que também são pais, e a todos os pais que aqui já não estão mais .

 



Compartilhe com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *